Governo de pernambuco apresenta balanço do Pacto Pela Vida em 2012


Pelo sexto ano consecutivo, o programa consegue reduzir o número de homicídios em Pernambuco.
Pelo sexto ano consecutivo, o Pacto pela Vida registra redução do número de homicídios em Pernambuco. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, teve, para o ano de 2012, redução de 6,3% em relação a 2011. Desde a implantação do programa, o Pacto pela Vida diminuiu, até 2012, em 34% a taxa de CVLIs, o que significa um total de 5.993 vidas salvas no Estado.
Em análise por município, o Recife reduziu sua taxa em 14,1%. Outros destaques em queda das taxas são: Olinda (17,61%); Caruaru (13,82%); Petrolina (15,22%) e Salgueiro (34,3%).

Além dos que diminuíram seus índices de CVLI, 11 cidades pernambucanas não registraram homicídio algum durante todo o ano de 2012. São eles: Sanharó (AIS 15); Salgadinho e Vertente do Lério (AIS 16); Paranatama (AIS 18); Brejinho, Itapetim, Quixaba e Solidão (AIS 20); Santa Cruz da Baixa Verde (AIS 21); Itacuruba (AIS 22) e Exu (AIS 24).
Se avaliado o resultado por período, dos últimos 12 meses, oito tiveram os melhores resultados da série histórica, o que quer dizer que fecharam com queda no número de homicídios em relação aos mesmos meses dos anos anteriores.


Na análise da criminalidade contra o gênero, o Pacto pela Vida reduziu em 38,3% os CVLIs de mulheres desde o início do programa até 2012.
Outro destaque importante diz respeito ao relançamento da Patrulha do Bairro. O conceito de polícia apaziguadora e mais próxima da comunidade ajudou a reduzir os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) em 21,3%, desde agosto de 2012, quando reiniciou suas atividades.
O ano de 2012 foi também o da consolidação do Programa Atitude, que atendeu 3.071 pessoas no acolhimento e apoio intensivo, especialmente vítimas do crack. Outras ações de destaque foram: a instalação de mais 100 câmeras de videomonitoramento, além do acesso a mais 70 câmeras particulares, e o início do funcionamento do primeiro laboratório de DNA do Estado, ampliando a quantidade de laudos expedidos.

“Em razão dos alvissareiros resultados do PPV em 2012, congratulo-me com todos os policiais e bombeiros do Estado, bem como com os parceiros do Pacto Pela Vida, pelo esforço de cada um dos seus respectivos servidores em prol da sociedade pernambucana. Programas e ações adicionais virão em 2013 visando atingirmos as metas principais do Plano Estadual de Segurança que são no primeiro momento colocar Pernambuco abaixo do nível de criminalidade nacional, que atualmente é de 26 mortes por 100 mil habitantes, e no segundo momento alcançarmos um número abaixo de 10 mortes por 100 mil habitantes, conforme preconiza a ONU”, enfatizou o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.


NOVAS MEDIDAS – Para continuar avançando no combate a criminalidade em Pernambuco, o Governo do Estado anunciou, na tarde de ontem, novas medidas a serem implantadas em 2013.
Na Polícia Militar o ingresso de 1.400 policiais militares, que a partir de março estarão nas ruas protegendo os pernambucanos, e o aumento do Programa Patrulha do Bairro integram o pacote anunciado pelo Estado. Atualmente, 170 localidades são atendidas pelo programa que contará com mais 70 patrulhas lançadas na Região Metropolitana do Recife em 2013, atuando 24 horas por dia.

Na Polícia Civil está prevista a atuação de 630 policiais que irão atuar nos principais plantões do Estado melhorando o atendimento ao cidadão pernambucano. O lançamento da Central de Flagrantes da Polícia Civil, uma inovação em Pernambuco, onde em um único ambiente serão feitas a lavratura do flagrante pelo delegado, a identificação realizada pelo ITB e as perícias do IC e IML também integra as medidas anunciadas.

A expansão do DHPP para Região Metropolitana Norte e Sul completa o pacote de medidas a serem implantadas na PCPE. Com sede em Paulista e em Jaboatão, mais crimes de homicídio vão ser elucidados.
“A orientação do governador é continuar avançando tanto na área de repressão quanto na prevenção. Por isso o anúncio de medidas como o ingresso de novos policiais, a criação do presídio de segurança máxima de Tacaimbó, a criação do Programa Atitude para adolescentes e abertura de concurso para Funase, por exemplo. Também vamos continuar trabalhando integrado com as diversas câmaras do Pacto Pela Vida, que tem colaborado no combate à violência em Pernambuco”, acrescentou Frederico Amancio, coordenador do Pacto pela Vida e Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco.
Também foram anunciadas medidas como a instalação de mais 300 câmeras de videomonitoramento, alcançando o maior número de câmeras acompanhadas pela polícia de todo o Brasil. Na área de prevenção o Governo criará o centro do Programa Atitude para adolescentes na RMR, dando prioridade aos jovens oriundos da Funase.

Fonte: SDS Secretaria de Defesa Social de Pernambuco - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário