Pernambuco registra carnaval mais tranquilo dos últimos anos 



 Nos focos de animação não houve nenhum homicídio
 Os foliões pernambucanos estão de parabéns. Foi com essa frase que o Secretário deDefesaSocial, Wilson Damázio iniciou a coletiva com a Imprensa, na tarde dessa quinta-feira (14), para divulgar o balanço do Carnaval. Este ano, nenhum homicídio foi registrado  em focos de animação. A redução no Estado dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI foi de  15,9% em relação ano  passado. Foram 53 pessoas assassinadas em Pernambuco contra 63 em 2012.
 Para o secretário, o folião este ano foi às ruas com o objetivo de brincar e isso refletiu nos números positivos da redução da criminalidade.”Meu agradecimento especial a todos os policiais e bombeiros além dos 1.300  alunos, que durante o estágio supervisionado garantiram um carnaval tranquilo”.
 A SDS também registrou redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio - CVP. Neste ano foram registrados 304 casos contra 425  ano passado, representando redução de 28,5%. Recordes também foram alcançados nas apreensões de maconha, crack e loló.
Já os crimes contra a administração pública, que são desobediência, resistência, desacato e desordem; foram 284 este ano contra  227 ano passado representando redução de 25,1%. Os crimes relacionados com drogas registraram um total de 92, com um aumento de 48,4%.
Um aumento de 16,4% nos procedimentos realizados pela Polícia Civil (PC) totalizou 389, divididos entre Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO), Flagrantes e Boletim de Ocorrência (BOC). Ao todo, 782 pessoas foram conduzidas aos postos de comando da Polícia Militar (PM), resultando em um acréscimo de 17,2% no comparativo com o ano anterior. 
O Corpo de Bombeiros registrou 954 procedimentos entre atendimento pré-hospitalar no trânsito e em agressões e emergência clínica – mau súbito representando uma redução de 11% em relação ao ano passado.
Serviços – Os diversos serviços colocados à disposição da população também foram fundamentais para manter a tranquilidade e comodidade durante os festejos de momo. A parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público através do Juizado do Folião também contribuiu para a redução dos números da criminalidade. Pelo sexto ano consecutivo a unidade do Tribunal de Justiça funcionou durante o desfile do Galo da Madrugada. Foram julgados 22 Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCOs. Dezessete casos foram resolvidos no próprio juizado com aplicação de penas alternativas, sendo 12 prestações pecuniárias e cinco prestações de serviços. Os demais casos foram encaminhados para julgamento na Justiça Comum.
A Corregedoria Geral da SDS, assim como a Delegacia Pela Internet e a Gerência de Polícia Científica através dos seus institutos de Medicina Legal, Criminalística e de Identificação  assim como a Central de Videomonitoramento prestaram relevantes serviços à comunidade.
Participaram da coletiva o Secretário Executivo da SDS, Alessandro Carvalho, os comandantes gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Luis Aureliano e Casa Nova, o chefe da Polícia Civil Osvaldo Morais, o Corregedor Sidney Veras, o chefe da Gerência de Polícia Científica, Francisco Sarmento além do Secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti e a Coordenadora adjunta do Juizado dos Juizados Especiais Izabela Magalhães, dentre outras autoridades civis e militares.

Veja apresentação
Secretário participa de coletiva da PCR

O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, participou nessa quarta-feira (13) às 15h da coletiva do Balanço de Carnaval da Prefeitura do Recife, no Centro de Artesanato, no Marco Zero. O Prefeito Geraldo Júlio reuniu a maioria do seu secretariado e cada um divulgou o resultado dos trabalhos executados durante os dias de momo.
De acordo com o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti agradeceu o apoio da Secretária de Defesa Social através das policias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiro. Segundo Murilo em 16 anos esse foi o carnaval mais tranquilo do Recife.
O Prefeito Geraldo Júlio agradeceu o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, que montou um mega esquema de policiamento garantindo a tranquilidade dos foliões. “Agradeço especialmente ao povo do Recife que deu um show de paz e alegria”, disse emocionado.
A festa se espalhou por 18 polos e 34 polinhos na cidade. Foram cerca de 1,5 mil apresentações, com 90% da grade formada por atrações locais - sendo mais de 100 artistas de frevo, que em 2012 ganhou da Unesco o título de patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Os Irresponsáveis prova que o Carnaval não acabou


Em Olinda, Recife e Paulista o Carnaval resiste à alegria contagiante dos incansáveis foliões. O bloco “Os Irresponsáveis” deu a prova disso e arrastou uma multidão pelas ruas do bairro de Água Fria. O bloco comemora 30 anos quando um grupo de amigos, moradores do bairro, resolveu esticar o carnaval e faltou ao trabalho.
A Secretaria de Defesa Social montou esquema especial de segurança através da Polícia Militar com 740 homens do 13° Batalhão que contou com o apoio de equipes do Regimento de Policiamento Montado – RPMon, Companhias Independentes de Operações Especiais, com Cães e com Motocicletas, além dos Batalhões de Trânsito e de Choque.
De acordo com o comandante do 13° Batalhão, Major Ebenezer Santos, o desfile transcorreu  dentro da normalidade. “O folião veio realmente se despedir do Carnaval e brincou em paz”, disse.
Segundo monitoramento realizado pelo Comando do Estado Maior, no Quartel do Derby, os quatro grandes blocos que desfilaram na Capital e Região Metropolitana do Recife como Bacatçhau de Paratibe, Boi corno, em Brasília Teimosa e os Irresponsáveis,  no Recife, Bacalhau do Beto, no município de Moreno, fizeram da quarta-feira de cinzas um dia de muita alegria e tranquilidade. 

Foliões resistem ao final do Carnaval e caem no frevo em Olinda


Inconformados com o final do carnaval, milhares de foliões se recusaram a retornar a rotina normal do dia a dia e prolongaram a folia na Quarta-feira de Cinzas. O frevo ecoou nas primeiras horas do dia no Alto da Sé, em Olinda, de onde tradicionalmente sai o bloco Munguzá de Zuza Miranda que abre a programação da quarta de cinzas. A iguaria é servida há 18 anos aos foliões para obter energia para brincar mais um dia.
A programação do bloco foi composta basicamente pela corrida dos monstros, premiando os vencedores com dinheiro e brindes. Depois das atrações, a agremiação se encontra com o Bacalhau do Batata, o mais tradicional bloco da Quarta-feira de Cinzas, O Bacalhau foi criado há 51 anos, por um garçom, o Batata, que ficava insatisfeito com o final do carnaval, porque trabalhava durante a folia.
A Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Militar disponibilizou um efetivo de 164 policiais através da Companhia Independente de Apoio ao Turista – Ciatur. De acordo com o comandante da companhia Major Ronaldo Tavares, o efetivo contou com unidades das especializadas como Batalhão de Choque, Companhia Independente de Operações Especiais – Cioe e com o Regimento de Policiamento Montado – RPMon.
Com bonecos gigantes e orquestras de frevo a concentração do Bacalhau aconteceu no Largo da Sé. Às 10h, acompanhado de alguns bonecos gigantes e uma orquestra de frevo, o bloco deixou a Ladeira da Sé e percorreu as principais ruas do Sítio Histórico da cidade. O bacalhau pendurado em uma vara compõe o estandarte oficial do bloco.

Reforço no policiamento lançado no Carnaval 2013 garante tranquilidade aos foliões

De acordo com dados divulgados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE da SDS o sábado e domingo de carnaval não registraram nenhum homicídio em foco de folia

Com o lançamento de 43.251 profissionais de segurança no período carnavalesco, um incremento de 17% em relação ao efetivo empregado em 2012, a Secretaria de Defesa Social - SDS está garantindo paz e alegria para foliões e turistas que escolheram Pernambuco para brincar o Carnaval.
De acordo com dados divulgados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE da SDS o sábado e domingo de carnaval não registraram nenhum homicídio em foco de folia. Foram registradas até a segunda-feira (11) 65 ocorrências de crimes contra a pessoa, 106 contra o patrimônio e 59 contra a administração pública. Dentre os crimes registrados estão as agressões, os roubos e furtos diversos, a resistência, o desacato e a desordem.
Para o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o aumento no efetivo lançado tem colaborado para manter a tranquilidade no Carnaval. “Nossos policiais tem atuado diuturnamente para garantir a paz nos dias de folia. Com isso aumentamos os números de prisões e apreensões realizadas nos principais focos de animação”, assegurou. Damázio referiu-se ao fato de 130 pessoas terem sido encaminhadas aos postos de comando; de terem ocorrido 45  detenções e 19 prisões em flagrante. Nesse período também foram apreendidas cinco armas de fogo, 30 pedras de crack, quatro papelotes de maconha e 20 tubos de loló.
 A SDS registrou ainda 20 ocorrências por porte/uso de entorpecentes e uma por tráfico de drogas, além de nove por conduta inconveniente ou tumulto. Já o Corpo de Bombeiros registrou 49 ocorrências de prevenção, cinco de incêndio, e 32 atendimentos pré-hospitalar.
OLINDA - Na Cidade Alta a aimação continua.  O folião que vai brincar em Olinda conta com empenho de 698 policiais militares, distribuídos nos Postos de Comando localizados no Varadouro, Carmo, Prefeitura, Ribeira e Amparo, contando com 78 patrulhas e 20 plataformas. Já a Polícia Civil disponibilizou 229 policiais por dia, que atuam  nas Delegacias Especializadas (GPCA, DPMUL, Delegacia do Idoso e Delegacia do Consumidor) e ainda na Delegacia do Turista, situada na sede da CIATur, na Praça do Carmo e nas duas Delegacias de Plantão do Varadouro e Casa Caiada.
O Corpo de Bombeiros também lançou 216 homens, distribuídos em quatro viaturas, sendo um grupamento de Resgate e três plataformas de observação com Equipes de Prevenção de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar e Salvamento.   
Além do efetivo policial, câmeras de segurança acompanham a movimentação dos turistas e foliões 24h por dia. Na manhã desta terça-feira de carnaval, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, esteve no Centro de Comando e Controle, instalado no Quartel do Derby, onde monitorou as ruas de Olinda e manteve contato, via rádio, com uma equipe da Companhia Independente de Apoio ao Turista - CIATur, solicitando uma patrulha para a Rua São Bento, onde começavam a se aglomerar várias pessoas.
Imediatamente, uma equipe de policiais foi enviada ao local e a aglomeração foi dispersa, antes de se iniciar qualquer tumulto, fazendo com que os foliões continuassem a brincadeira e desfrutassem da alegria que o carnaval de Pernambuco tem.
 
Tranquilidade e animação marcam o desfile dos Papangus de Bezerros

A Secretaria de Defesa Social reforçou o policiamento para garantir a segurança dos foliões
O dia mais aguardado do carnaval da cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, mais uma vez foi um sucesso entre os foliões. A criatividade na confecção das fantasias dos mascarados atraiu milhares de pessoas, que tomaram conta das principais ruas da cidade na manhã deste domingo (10). Espalhados em todos os locais de folia cerca de 352 policiais garantiram a festa e animação dos moradores e turistas que optaram pela terra dos Papangus.
Segundo o Comandante do 4º BPM, Coronel Givanildo Santos, estima-se que mais de 200 mil pessoas passem por Bezerros até a terça-feira (12), para brincar o carnaval. “Nosso objetivo é garantir um carnaval tranquilo aos foliões pernambucanos e turistas. Estamos tendo um carnaval de paz, sem grandes ocorrências e quem ganha com isso são os foliões que podem brincar com tranquilidade e segurança”, disse.
Também presentes durante todo o desfile dos papangus, o Corpo de Bombeiros Militar empregou 65 homens distribuídos em plataformas e viaturas. Já a Polícia Civil contou com 25 policiais dentre delegados, agentes e escrivães, que também contaram com o apoio da Delegacia do Turista e da delegacia móvel que funciona como Plantão prontas para atender as demandas de polícia judiciária. O serviço prestado pela Ouvidoria da SDS também esteve presente em Bezerros, através da Ouvidoria Itinerante.
O advogado, Alexandre Chaves veio pela primeira vez brincar o carnaval de Bezerros. Paraibano, ele ficou impressionado com a organização e a estrutura montada. “Todos estão de parabéns por essa festa que é tão bonita, principalmente na questão da segurança, pois há muito policial e assim nos sentimos mais tranqüilos”, finalizou.
Os amigos Claudenor Rodrigues, Genilson Gonçalves, Wilson Silva e Benjamin Lima são moradores de Bezerros e nunca perderam um desfile dos papangus, para eles a festa é tranqüila e bem animada, onde é possível brincar na paz. “Esse clima de alegria e descontração fazem do nosso carnaval um dos mais procurados, no interior, além disso, a presença da polícia nos traz mais segurança fazendo do carnaval de Bezerros, um ambiente bem familiar”, disse Wilson Silva.
Lançados nos principais focos de folia e nas vias de acesso, o reforço no policiamento recebeu apoio de Unidades Especializadas como Batalhão de Polícia de Choque – BPChoque, Regimento de Polícia Montada-RPMon, Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga - CIOSAC, dentre outras Especializadas. Para o Comandante Geral da PMPE, Coronel Luis Aureliano, que esteve na terra dos papangus , a integração entre os Órgãos Operativos é a grande responsável pela tranquilidade durante o período carnavalesco. “A PMPE e todos os integrantes da PMPE estão trabalhando diuturnamente para garantir um carnaval de paz e segurança para todos os pernambucanos e turistas”, disse.
Numa parceria com a prefeitura da cidade, a segurança em Bezerros foi reforçada com a utilização de 36 câmeras que funcionam como plataforma de observação colaborando na manutenção da ordem e na segurança do evento. “Este é mais um instrumento que utilizamos para garantir a segurança dos foliões em dias de festa”, disse o Coronel Givanildo, comandante do 4º BPM.
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – Quem escolheu a cidade de Vitória para brincar o carnaval poderá acompanhar o desfile de vários carros alegóricos, além de aproximadamente 150 blocos e troças que prometem alegrar mais ainda os festejos de Momo.
Distante 53 km da cidade do Recife, a cidade reúne milhares de foliões nos dias de folia. Neste domingo (10) o desfile do Bloco Girafa manteve a tradição e levou às ruas, vitorienses e turistas, que pularam ao som da banda Asas da América.
Para garantir a segurança dos foliões, o 21º BPM, batalhão responsável pelo policiamento na cidade reforçou o lançamento de policiais, onde contará com mais de 400 homens, que durante os dias de festa vão proporcionar um carnaval de paz e tranquilidade em Vitória.
Além dos desfiles de blocos por aproximadamente cinco quilômetros pelas ruas da cidade, shows acontecem na Praça Duque de Caxias, na Estação, no bairro da Matriz e no Livramento.
GRAVATÁ – Para quem não quer só descanso nos dias de folia, a cidade de Gravatá, localizada a 85 km da capital pernambucana realiza um carnaval descentralizado com desfiles de blocos e shows em palcos espalhados pela cidade.
Para garantir a tranqüilidade e segurança de quem escolheu o clima ameno da “Suiça Pernambucana”, a 5ª Companhia Independente de Policiamento Militar, responsável pela segurança na cidade lançará aproximadamente 392 policiais durante os dias de folia.
 Em clima de alegria o maior bloco do planeta arrastou foliões pelas ruas do Recife
Para a segurança dos pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social se fez presente nos 4,5 km da festa que está em sua 36ª edição.
Animação e tranquilidade marcaram o desfile do maior bloco carnavalesco, neste sábado de Zé Pereira (09). Com o tema “O Rio São Francisco deságua no mar do frevo”, o Galo desfilou pelas ruas do Recife e animou os foliões. O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, montou um esquema de segurança para garantir o carnaval de paz e alegria para pernambucanos e turistas que vieram curtir o carnaval. Mais de sete mil policiais foram empregados para trabalhar na festa.
A polícia Militar contou com 5.125 policiais, além de seis Postos de Comando, oito Postos de Detenção e Triagem, 14 Pontos de Controle e Acesso, 30 Patrulhas em Plataforma, 210 Patrulhas Periféricas, 10 Unidades Especializadas e 187 Viaturas.
Para colaborar na segurança de quem foi curtir a folia, a Polícia Civil contou com mais de 300 policiais, além de duas Delegacias de Plantão no Juizado do Folião, cinco Delegacias Móveis, um Posto de Comando Integrado, 40 Viaturas, três Delegacias de Plantão e 10 Unidades Especializadas.
Já o Corpo de Bombeiros atuou na festa com mais de 1.300 policiais, além de quatro Postos de Comando de Área, um Posto de Saúde, 34 Postos Avançados (Plataformas), 54 Viaturas e oito Embarcações que fiscalizaram quem optou por curtir a festa nas águas do Capibaribe. A Polícia Cientifica também atuou com mais de 100 profissionais e dois Postos de Comando Integrado, uma Equipe do Instituto de Identificação do Tavares Buril, além do reforço no Plantão no IITB, Instituto de Medicina Legal e Instituto de Criminalística, atuando com 26 Viaturas.
Todo o Desfile foi monitorado pelo Centro de Controle Integrado através de 70 câmeras instaladas em todo o percurso que acompanhou em tempo real toda a festa. A Ouvidoria da SDS também esteve presente atendendo através da Ouvidoria Itinerante, que ficou localizada na Praça Joaquim Nabuco.
DISPERSÃO - Para garantir o retorno dos milhares de foliões que brincaram durante o desfile do Galo da Madrugada, a SDS através de seus Órgãos Operativos, reforçou o policiamento nos corredores de ônibus e principais avenidas do Centro do Recife.
Para realizar o policiamento ostensivo vários conjuntos (homem e cavalo) do Regimento de Polícia Montada - RPMon foram lançados nas principais vias de dispersão. De acordo com o comandante da Especializada, tenente coronel Eduardo Álvares, os militares foram lançados no Cais de Santa Rita, avenidas Conde da Boa Vista e Mario Melo, e entorno do Parque Treze de Maio e Rua da Aurora, onde realizaram abordagens e apoiaram o policiamento a pé. “Nosso objetivo é agir com rapidez e com isso evitar tumultos ou ações criminosas de quem deseja estragar com a beleza desta festa democrática”, ressaltou o comandante.
Até às 18h, a Polícia Militar registrou 53 ocorrências de pequenos vultos, como pequenos furtos, agressão, atritos e desacato.
  
  
Segurança do Galo é conferida pelo Governador do Estado

Os secretários da SDS, os Chefes dos Órgãos Operativos e o Prefeito do Recife também acompanharam
O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázaio acompanhado do Governador do Estado, Eduardo Campos, juntamente com o Prefeito de Recife, Geraldo Júlio, visitou na manhã deste sábado (09), a Central de Vídeomonitoramento, localizado no Prédio da Antiga Refesa. No local é realizado todo o monitoramento através de 450 câmeras instaladas em Recife e Olinda, entre elas, 70 exclusivas para o percurso do desfile do Galo da Madrugada.
O Posto de Comando e Controle Integrado, que está funcionando na Chefia da Polícia Civil, localizado na Rua da Aurora e acompanhará em tempo real, o desfile do Galo da Madrugada também foi visitado pelo Governador, Prefeito e pelo Secretário Executivo da SDS, Alessandro Carvalho. Além disso, a cúpula da SDS conferiu a segurança empregada no maior bloco carnavalesco de rua.
Para o secretário Wilson Damázio a utilização das câmeras para garantir a segurança dos foliões é um dos maiores avanços realizados pelo Governo do Estado. “A partir do trabalho integrado realizado pelos Órgãos Operativos, com ajuda da tecnologia estamos realizando um carnaval seguro e de paz”, afirmou.
O Comandante da Polícia Militar, coronel Luis Aureliano, avaliou as novidades como uma ferramenta muito valiosa. “Com os Centros, estamos observando em tempo real todo o desfile do Galo. Além das câmeras, o trabalho integrado com os órgãos da Prefeitura, Celpe e outros parceiros também nos auxiliam. Os Centros estão servindo também como laboratório para o que vai funcionar nas Copas das Confederações e do Mundo”, falou.

 Tranquilidade e irreverência marcaram o desfile do bloco Virgens do Bairro Novo

No ano em que completa 60 anos, o bloco arrastou uma multidão pelos 3,5 quilômetros da Avenida Getúlio Vargas em Olinda. Uma multidão acompanhou o desfile de um dos blocos mais criativos do Carnaval pernambucano. Para garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões a Secretaria de Defesa Social – SDS reforçou o policiamento e lançou mais de 1.500 profissionais de segurança neste domingo (03). Com criatividade e descontração, os homens se vestiram de mulher e capricharam nas fantasias.
O bloco, que neste ano completa 60 anos, arrastou milhares de foliões que seguiram os dez trios elétricos pelos 3,5 quilômetros da Avenida Getúlio Vargas em Olinda. Em cada trio elétrico patrulhas de policiais militares acompanhavam o percurso para garantir a diversão dos que optaram por acompanhar o bloco. Plataformas de observação também foram montadas em locais estratégicos de onde policiais e bombeiros militares monitoraram o desfile.
Fonte: SDS/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário