MONTADORAS APRESENTAM SUA VIATURA DO FUTURO


Como serão os carros de polícia em 2025? A Mercedes-Benz aprontou um Classe G futurista para patrulhas de fronteira e a BMW não quis ficar para trás.

Mas não basta apenas um projeto inovador e futurista. Cada criação deve se concebida levando em conta os futuros sistemas rodoviários e possíveis novas tecnologias. Além de serem satisfazerem as cada vez mais rigorosas exigências ambientais – tudo isso sem limitar a criatividade.
O projeto da BMW ficou por conta da DesignworksUSA, uma subsidiária da BMW. O ePatrol é um veículo modular que conta com uma estrutura principal e três módulos menores não tripulados. Estes podem se desacoplar e perseguir suspeitos de forma autônoma. São dois módulos terrestres e um aéreo, e em um mundo onde provavelmente haverá mais carros e trânsito, tal recurso poderia ser muito útil – ainda mais neste futuro imaginado pela BMW, onde todos os outros carros nas ruas são Lamborghinis.

A estrutura principal tem capacidade para dois policiais e têm um interior arrojado, com telas sensíveis ao toque por todo canto e nenhuma janela. Em vez disso, os policiais dirigem o veículo olhando por um grande monitor, que também exibe relatórios sobre a movimentação nas estradas e informações dos módulos não tripulados.
O design exterior é do tipo que estamos acostumados em ver nos filmes de ficção científica: formas aerodinâmicas e esguias, blindagem plástica e turbinas de levitação. Os módulos são acoplados magneticamente. Como não há janelas, o para-brisa foi substituído por um grande painel que pode exibir informações aos outros motoristas. É o tipo de inovação que dificilmente veremos tão cedo – mesmo em 2025. A escolha dos materiais é o que mais se aproxima de nossa realidade – o veículo é composto basicamente de polímeros e fibra de carbono.

O patrulheiro da BMW foi apresentado no mesmo concurso que o Mercedes Benz Classe G 2025. A diferença é que podemos imaginar o utilitário movido a hidrogênio nas estradas muito antes do veículo bávaro. E não apenas nas frotas policiais.

Créditos: JaloPnik

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário